sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Apresentação

Sociólogo e há 19 anos professor da rede pública estadual, dos quais por 8 anos estive como PCP – Professor Coordenador Pedagógico.
Ex – coordenador geral da CONE – Coordenadoria Especial dos Assuntos da População Negra (201-2204). Casado e pai de dois lindos filhos, pretendo prosseguir minha militância, meus estudos e sobretudo lutar firmemente por uma sociedade menos injusta e excludente.
Sou militante do Movimento Negro desde os anos 80. Porém, na década de 90, precisamente em 1994, como aluno do curso de Ciências Sociais da PUC de São Paulo, ao estudar as condições de vida de Crianças e Adolescentes de Rua e Relações Raciais, passei a direcionar o meu esforço intelectual para ampliar os conhecimentos a respeito da formação da sociedade brasileira e da complexidade da sua miscigenação entre negros, brancos e índios.
Assim, durante o 5. º Encontro de Iniciação Científica, realizado nos dias 7 e 8 de novembro de 1996 pelo CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, minha pesquisa O ventre livre e a rua foi premiada como o melhor trabalho da área de Ciências Humanas – Ciências Sociais, o que só aumentou o meu interesse.
Além disso, duas experiências ao longo desses últimos dez anos estimulam-me a aprofundar os estudos do tema relações raciais. A primeira ocorreu durante um trabalho em Belo Horizonte, em 1996, fruto de um convênio do CEERT[1] com a prefeitura local. E a mais recente aconteceu quando eu exercia a função de Coordenador Geral da CONE – Coordenadoria Especial dos Assuntos da População Negra, órgão vinculado à Secretaria de Governo da Prefeitura Municipal de São Paulo, entre 2001e 2004. As duas experiências, no plano institucional, forneceram mais do que uma idéia do que representa, excluindo-se as iniciativas locais e pontuais, a omissão do Estado no que se refere a esclarecer a nação a respeito dos seus problemas e, simultaneamente, elaborar políticas públicas para superá-los.
Em Belo Horizonte, durante a oficina sobre Relações Raciais e de Gênero com professores de uma escola pública, em um determinado momento uma professora fez o seguinte relato: “Algum tempo atrás, durante uma aula, pedi aos meus alunos que desenhassem e pintassem os seus pais. Um aluno negro, depois de desenhar e começar a pintar de preto a figura do pai, aproximou-se e falou: ‘professora, está ficando feio’. Eu respondi: ‘é mesmo, pinte de amarelo ou laranja’”.
A professora fez esse relato na presença de aproximadamente trinta colegas de profissão, porém, ela não manifestou qualquer constrangimento ou indignação. Não houve um debate pedagógico sobre “pintar o pai de preto fica feio”, o que demonstra uma distância entre a realidade e a consciência da população, como um todo, do significado de ser negro num país que, de acordo com o censo do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas de 2004, a soma de pretos e pardos atingia 45 % da população.
Como coordenador da CONE – Coordenadoria Especial dos Assuntos da População Negra da prefeitura de São Paulo acompanhei diversas iniciativas governamentais que visavam estimular uma convivência de respeito e dignidade entre brancos e negros, como o lançamento da cartilha “Luiz Gama – Poeta e Cidadão Memória da luta negra em São Paulo, a Primeira Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, realizada nos dias 28 e 31 de julho de 2004, etc.
[1] CEERT – Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, uma Organização não Governamental criada em 1990 e constituída por militantes e estudiosos do Movimento Negro, que se dedica basicamente ao mercado de trabalho e às áreas de recursos humanos, direito e educação. Em 1996 o CEERT desenvolveu com a Prefeitura de Belo Horizonte o Projeto Oportunidades Iguais Para Todos.

3 comentários:

  1. Voce realmente esta disposto a abrir mao da sua vida para se dedicar a vida dos menos favorecidos?
    Enfim vivemos em um pais democratico e temos problemas de distribuicao de renda, como?

    ResponderExcluir
  2. Tenho o maior prazer e orgulho de compartilhar ou melhor conhecer você e ter vivido com você essa trajetória ao longo desses ultimos dezessete anos, pois sou testemunha de tudo isso e meu grande amigo e irmão quero poder continuar sendo seu amigo e continuar nessa luta com você.

    ResponderExcluir
  3. Respondendo Gildo

    É muito perigoso nos acostumarmos com esse modelo de democracia e representação política que temos testemunhado nos últimos anos, meses e dias.
    A possibilidade de vivermos numa sociedade menos injusta e contraditória economicamente, passa involuntariamente pelo fortalecimento da democracia e da representação política.
    Nessa perspectiva, vejo a política como um instrumento de garantias da soberania popular e fortalecimento do Estado.

    Edmar Silva

    ResponderExcluir